sábado, 11 de setembro de 2010

embua

NOME COMUM: embuá


OUTRO NOME: piolho-de-cobra ou gongolô

NOME EM INGLÊS:

NOME CIENTÍFICO: lulus sabulosus cllindroiulus

FILO: Arthropoda

CLASSE: Diplopoda ORDEM: Juliformia

FAMÍLIA: Julidae

CARACTERÍSTICAS:

COMPRIMENTO: 3 cm

2 antenas curtas

2 olhos: cada um consiste em 14 olhos simples

Primeiro anel duas vezes maior que os demais

Quilópodes e Diplópodes: Tem como principal característica a divisão de corpo em vários segmentos, onde se prendem as patas.

Os quilópodes e os diplópodes possuem um par de antenas e olhos simples, não possuindo olhos compostos. Quilópodes: Principal exemplo: centopéia (lacraia, escolopendra).

Principais características:

- 1 par de patas em cada segmento

- corpo dividido em 2 regiões, cabeça e tronco.

Principais características:

- 2 pares de patas em cada segmento;

- corpo dividido em três regiões: cabeça, tórax e abdômen.

HABITAT: São encontrados em lugares onde há matéria vegetal em decomposição, como troncos, folhas, etc.



Cada um dos anéis do embuá leva dois pares de pés,exceto os quatro segmentos iniciais. O primeiro segmento não tem pés e os outros três, apenas um par. Como um embuá pode ter até 100 anéis, o número de pés pode chegar a 400.



Cada anel consiste em dois segmentos sob uma única placa dorsal. Possui também uma placa ventral e dois pares de pés. A placa dorsal quase envolve o corpo cilíndrico. As placas são rígidas e contêm sais de cálcio, mas as juntas entre os segmentos são flexíveis. Assim, o animal pode endireitar-se, serpentear como uma cobra no centro. Ele é capaz de segregar uma substância irritante que geralmente o protege contra os atacantes.



Há embuás tropicais com 15 cm de comprimento e a espessura de um dedo.os de clima temperado, porém, são menores. Alimenta-se de madeira podre ou folhas mortas. Os ovos minúsculos, depositados em grande quantidade em pequenas gretas dão origem a larvas de cerca de 2 mm. Essas larvas têm 6 pés e vão adquirindo os outros nas metamorfoses que sofrem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário