sábado, 11 de setembro de 2010

holotúria

Nome comum:Holotúria


Nome em Inglês: Sea cucumber

Nome científico:

Reino: Animal

Filo: Echinodermata

Classe: Holothuroidea

Ordem: Aspidochirotida

Familia: Holothuriidae

Gênero: Holothuria

Comprimento: de 2,5cm até 2 m

Características: Bissexual ou hermafrodita. A maioria das espécies é ovípara (põe ovos); algumas, porém, parem os filhotes.







Uma estrela-do-mar avança sobre uma estranha forma cilíndrica imóvel, parecendo um pepino meio enterrado na areia do fundo do mar. A estrela-do-mar vai ter uma boa refeição? Não. De repente, a suposta vítima volta a sua abertura anal para o inimigo e lança longos filamentos brancos. A estrela-do-mar é capturada pela holotúria como se caísse em uma rede. A aparência quieta e inofensiva da holotúria disfarça seus diversos métodos de autodefesa. Algumas espécies, quando muito irritadas, atiram no atacante parte dos seus órgãos internos, que são rapidamente regenerados. outras abandonam a parte traseira do corpo e desaparecem na areia em menos de 1 minuto. Elas só não têm defesa contra o homem. Ele as cozinha, defuma e seca para usar como alimento.



As holotúrias movimentam-se lentamente contraindo o corpo e as ventosas existentes no seu lado de baixo. pequenos prolongamento em forma de âncora ajudam-na a fixar-se no fundo do mar. Com os tentáculos que circundam a boca, elas absorvem o lodo, extraem o alimento de que precisam e rejeitam o restante. Para reproduzir-se, uma holotúria elimina espermatozóides e óvulos na superfície da água, onde se dá a fecundação

Nenhum comentário:

Postar um comentário